Amareleja


Amareleja é uma freguesia portuguesa do concelho de Moura, com 108,34 km² de área e 2 763 habitantes (2001). Densidade: 25,5 hab/km².
É famosa pelos constantes recordes de temperatura máxima (52.0ºC). Durante muitos anos, até ao século XX, por causa da sua área, foi considerada a maior aldeia de Portugal. O bom vinho, o bom queijo branco de ovelha e o bom porco preto local fazem a boa mesa da Amareleja. O seu clima proporciona a existência da maior central mundial de energia solar. Está próxima do Alqueva, do Rio Ardila e do Castelo de Noudar.
Banda da SFUMA(Sociedade Filarmonica União Musical Amarelejense)
A Banda Filarmónica de Amareleja deu os seus primeiros passos em 1858, pela mão de um italiano, de nome desconhecido, que formou os músicos.
Só em 1932, com a constituição da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, a Banda se instala em sede própria, um imóvel cedido por uma família abastada.
Dos muitos regentes que dirigiram esta Filarmónica destaca-se, pela sua dedicação, Domingos Monteiro Filipe. Nos tempos de maior escassez financeira em que não era possível suportar os encargos com um maestro profissional, Mestre Parola, como era conhecido, assegurava a continuidade no funcionamento da Banda Filarmónica.
Habitualmente, esta filarmónica participa em festividades e encontros de Bandas no Centro e Sul do país.

Vista aérea I

Vista aérea II